segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

As crianças e o mundo moderno


Stephanie Avelar


Brincar de casinha, pique - esconde ou queimado é coisa do passado. Videogames ultramodernos, bonecas que falam, carrinhos movidos através de sensores e jogos de computador são alguns dos brinquedos que fazem a cabeça da criançada no mundo de hoje. E mais do que nas brincadeiras, a tecnologia chegou com a promessa de mudar o estilo e comportamento das próximas gerações.
Realidade implantada aos poucos, as novas tecnologias que foram aos poucos chegando às salas de aula, agora fazem parte do cotidiano das maiores escolas do país.
“É cada vez mais necessário que as crianças se familiarizem com as novas tecnologias desde cedo, e é por isso que buscamos aulas cada vez mais completas usando os computadores como meio de executar atividades em grupo, trabalhos e pesquisa”, afirma a orientadora do Colégio Santo Inácio, Elizabeth Reis.
Para a psicóloga Emiliana Costa, a introdução da tecnologia na vida de uma criança é uma coisa boa, mas desde que seja controlada; “O avanço do mundo moderno e o surgimento de máquinas cada vez mais modernas está proporcionando um novo modo de criação e de estruturação das novas gerações. E isso só tende a facilitar e criar adultos mais bem preparados para enfrentar o futuro, o mercado de trabalho e a vida de uma forma geral.
A única coisa que pais e educadores devem prestar atenção é para que esta inserção não acabe se transformando em vício, trazendo à criança uma espécie de amadurecimento precoce somado a uma carência de experiências necessárias para a infância”.
Opinião unânime entre os especialistas, o envolvimento das crianças com as novas tecnologias é saudável e necessário, mais nem por isso e jamais o mouse deverá substituir uma boa tarde de brincadeiras no playground.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.