segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

À procura de um trabalho temporário

Vanessa Nahmias
Muitas pessoas devem ser contratadas pelo comércio neste fim de ano. Existem as contratações temporárias, de trabalhadores informais, que alcançam um número maior ainda.
Nesse caso, uma grande parcela dessas contratações temporárias destina-se aos estudantes, que transformam as férias em uma verdadeira fonte de renda. Ao final das aulas, quem não quer independência e dinheiro no bolso? Para não precisar pedir dinheiro aos pais, é comum que estudantes universitários procurem trabalho em loja.


A estudante de biologia Maitê Barcellos vai trabalhar o verão inteiro. Sua faculdade não permite que trabalhe fora, por ser um horário puxado, garante ela, que pretende fazer uma viagem há tempos sonhada com o salário das férias.

Assim como Maitê existem muitos estudantes na mesma situação. Segundo Beatriz Uno, que faz recrutamento para algumas marcas, a falta de experiência não conta pontos contra. Já ao perfil comportamental da candidata, é dada muito mais relevância.
É comum que as empresas dêem preferência para os que são comunicativos, dinâmicos e com uma certa facilidade de aprendizado, complementa Bia.

Alguns tópicos importantes para conseguir um emprego:

- Cuidar do visual.
Na hora de se trabalhar com o público, beleza conta muito, sim!

- Quando for a uma entrevista, prefira o básico. Nada de exageros nem excessos.

- Nunca invente no currículo. Se não tiver experiência profissional anterior, não tem problema, enfatize outras qualidades suas.

- Mostre-se com disponibilidade e muita garra.
São quesitos mais que importantes. Corpo mole, nunca. É importante ter gás para o mercado.

Nesse mercado, uma coisa é certa: as contratações temporárias podem se tornar efetivas, de acordo com o desempenho do funcionário.









Nenhum comentário: