segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Apagão Aéreo muda a rotina dos brasileiros


Cristiano Freire

Com dois grandes acidentes na aviação civil brasileira em menos de um ano, o caos aéreo mudou a rotina de muitos brasileiros. Tudo começou com o acidente fatal da companhia GOL setembro do ano passado. O segundo ocorreu em São Paulo mês passado no aeroporto de Congonhas com um avião da TAM. Após o acidente da GOL no ano passado, se instalou um verdadeiro caos no sistema de aviação brasileira.

Atrasos, cancelamentos de vôos viraram rotina. A falta de informação e superlotações de aeroportos estampavam manchetes diárias em todos os jornais do país. A falta de investimento no setor de aviação pelo governo originou a maior crise da aviação civil brasileira da história do país.

Denominada como Apagão Aéreo, prejudicou milhares de passageiros brasileiros. O acidente da TAM mês passado foi a gota d ´agua. O medo, a insegurança e as incertezas do sistema de aviação nacional do país mudaram hoje a maneira como muitas pessoas optam em viajar.
Em viajens mais curtas como eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte muitos brasileiros tem escolhido o transporte terrestre. De acordo com o sindacato nacional rodiviário, nesse ano de crise aumentou 30% a demanda de passageiros.

Fora os que escolhem viajar de carro. Um exemplo seria o do Analista de Sistemas Financeiro Alexandre Oliveira Leite que namora uma paulista e prefere fazer a viajem de carro. " Prefiro viajar de carro, pois tenho a certeza de que vou chegar ao meu destino. Além do mais, faço em 5 horas de viajem e de avião além da insegurança no ar, tava demorando até mais para fazer uma simples ponte aérea" . O empresário Diogo Santos também está passando pelo mesmo problema. Ele trabalha em Belo Horiznonte e volta os finais de semanas para o Rio. " Infelizmente, com essa crise lamentável tenho viajado de ônibus. Fiz essa escolha pela insegurança que sinto ao voar e pelos atrasos absurdos. No momento acho que fiz a melhor opção."

Nenhum comentário: