quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Idosos na internet

Bernardo Botelho



Nos últimos quatro anos, o número de idosos que utilizam a internet cresceu consideravelmente de 122 mil para 265 mil, correspondendo a 1,48% dos usuários da internet brasileira. O medo, a ausência de conteúdos específicos, a escassez de recursos financeiros, a falta de conhecimentos ou a inadequação do equipamento são algumas justificativas que fazem com que o estímulo da família seja fundamental para a iniciação à internet. “Meus netos que me mostraram um computador pela primeira vez, achei que nunca fosse aprender, mas com pouco tempo de prática pude desfrutar dos prazeres da internet, e hoje já converso com eles pelo MSN.” – disse Thereza Mello, 67 anos, moradora de Copacabana.


Os idosos “descobriram” que a internet tem várias utilidades. Alguns utilizam o Orkut, Msn, Skype – o mais popular para os idosos, porque permite o tráfego de voz via internet, além de ser uma alternativa muito útil ao telefone, pois seu custo é bem menor. Além de aprender coisas novas, o fato de se comunicar com parentes e amigos é fundamental para que o número de pessoas da terceira idade utilizadores da internet cresça cada vez mais.


Sites especializados sobre o assunto também surgem acompanhando o crescimento. Sites que pretendem incluir os idosos na era digital com notícias voltadas para as pessoas da terceira idade, com conteúdos especializados como cursos virtuais, compras, jogos, salas de debate, bate-papo, bibliotecas virtuais e até namoro, tudo para que os idosos se sintam à vontade com os recursos que a internet proporciona. Apesar de a internet estar sendo cada vez mais difundida entre os idosos, ela ainda não substitui velhos hábitos da terceira idade. “Mas na hora da novela eu deixo o computador pra eles usarem (risos)” – brinca Thereza.

Nenhum comentário: