segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Camiseteria colaborativa



Anitta Amadeo


Democracia fashionista, design colaborativo e comunidade na Internet. O que esses três conceitos têm em comum? No site Camiseteria.com, onde eles são aplicados em doses iguais para subverter a forma de se fazer moda, qualquer pessoa pode submeter estampas à votação do público e, dependendo do resultado, ter suas criações reproduzidas e comercializadas em forma de camisetas.

Quem compra tem a certeza de estar adicionando ao seu guarda-roupa uma criação exclusiva e quem cria, sobretudo se for um profissional ainda não muito conhecido, tem uma boa chance de mostrar seu talento e ganhar visibilidade no mercado de design.

"Democracia fashionista significa dar ao consumidor o poder de escolher o que ele quer vestir, é deixar que ele próprio dite as tendências. Por isso produzimos apenas camisetas com as criações que recebem a melhor avaliação por período, pois são estas que o nosso público vai querer usar", explica o designer Rodrigo David, sócio do Camiseteria.com junto com o também designer Tiago Teixeira e o analista de sistemas Fabio Seixas.

Junte isso ao design colaborativo – ou seja, à criação pré-aprovada pelo público consumidor – e ao fato de a Internet propiciar a formação de comunidades compostas por usuários de interesses comuns, e eis a fórmula que confere ao Camiseteria.com o status de original e inédito no mercado brasileiro.

Conceitos à parte, a equipe do Camiseteria.com faz questão de estimular tanto os consumidores quanto os designers. Para os primeiros, o Camiseteria.com reserva um programa de pontos, através da indicação de novos consumidores ou do envio de fotos com as camisetas, que resulta em descontos para as próximas aquisições. Já os designers ganham, ao terem seus trabalhos escolhidos, R$ 200 em dinheiro e R$ 300 em crédito para compras no site, além da inestimável visibilidade.
Os produtos do Camiseteria.com são vendidos no site: www.camiseteria.com.

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