
Carolina Lima
Ecomoda, moda verde, moda ecológica.... Não importa a expressão. A onda agora é usar produtos ecologicamente corretos na fabricação de roupas e acessórios. Grandes marcas abraçaram a causa, e o polêmico aquecimento global passou a servir de inspiração aos estilistas mais engajados.
Ecomoda, moda verde, moda ecológica.... Não importa a expressão. A onda agora é usar produtos ecologicamente corretos na fabricação de roupas e acessórios. Grandes marcas abraçaram a causa, e o polêmico aquecimento global passou a servir de inspiração aos estilistas mais engajados.
A carioca Osklen, que está a 18 anos no mercado, vem se destacando cada vez mais, e sabe harmonizar muito bem o ativismo social com moda e negócios. A grife de Oskar Metzavah possui lojas espalhadas por todo o mundo, e produz peças feitas a base de malhas de garrafas PET reciladas e malhas orgânicas. A Osklen também está à frente da ONG E-Brigade, que apóia e divulga projetos que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável usando a educação ambiental. Mesmo com preços não muito acessíveis e fora da realidade econômica da maioria dos brasileiros, o número de vendas da loja é cada vez mais alto. “Os processos de reciclagem e confecção exigem técnicas especiais que são muito trabalhosas, por isso que os preços dessas peças tendem a subir consideravelmente, o que as deixa em desvantagem em relação a outros produtos”, explica Oskar.
Além da Osklen, outras grifes também estão aderindo a nova moda. Nomes famosos como Nike, GAP e Levi’s, já entraram na lista das marcas ecologicamente corretas, e nacionais como Maria Filó e Amazon Life também estão dando seus primeiros passos nesta nova vertente.
A carioca Maria Filó completa 10 anos de existência, e traz na coleção para este verão a famosa Eco – bag. A bolsa, com um design diferenciado e cores chamativas, foi lançada no inverno, e devido ao grande sucesso, volta com mais três novas estampas. “A Eco-Bag foi desenvolvida a fim de diminuir o uso das sacolas de plástico que degradam o meio-ambiente. Podemos dizer que é uma sacola ecologicamente correta. É bom que façamos nossa parte para garantir o futuro da humanidade”, afirma a Diretora de Estilo da marca e criadora da Eco-Bag, Célia Soares.
Outra marca engajada na causa é a Amazon Life. Com uma das fundadoras do Partido Verde no comando, Bia Saldanha, a loja vende bolsas feitas de couro vegetal, além de perfumes com ingredientes do Norte. “Criar camisetas com frases ecológicas é bonito, mas não ajuda”, justifica Bia, que antes de fundar a Amazon Life, tinha uma grife de t-shirts que traziam frases como “Save the planet”.
É isso pessoas. Para os amantes da moda e seguidores das novas tendências, ou apenas os curiosos de plantão, esta é uma causa que vale a pena adotarmos.
Para saber mais sobre o assunto, acesse os sites:
www.mariafilo.com.br
www.amazonlife.com
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