quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Lugar de homem agora é na cozinha


Mariana Tavares


Foi-se o tempo em que os homens só iam à cozinha para abrir a geladeira e fazer um lanche. Hoje em dia, muitos deles estão dominando esse ambiente, que até então era considerado tipicamente feminino.

“Adoro cozinhar.” Porém, “cozinhar” não é simplesmente fritar um ovo. Os homens gostam de ir mais além. Foi assim que Alexandre de Oliveira, estudante de 22 anos começou a falar. Segundo ele, os homens são mais requintados do que as mulheres na cozinha. “Eu já sei fazer até Medalhão com arroz à Piamontese”, afirma orgulhoso.

Aparentemente isso é verdade. Os homens cozinham por puro prazer. Adoram reunir e cozinhar para os amigos e inventar pratos diferentes. Passam horas na cozinha, hoje em dia, o ambiente mais importante da casa para muitos deles. Alexandre ainda disse que sempre reúne seus melhores amigos para um jantar nos finais de semana. “Cada semana eu faço um prato diferente. Ninguém reclamou.”, brincou o estudante.

É cada vez mais crescente o número de homens que se inscrevem em cursos de culinária. Segundo a diretora do curso de gastronomia da Universidade Estácio de Sá, Márcia Pimentel, há cada vez mais homens no curso que a faculdade oferece. “Há muitos homens no Curso de Gastronomia, creio que praticamente 50% do público seja de homens”, afirmou a diretora. Ela ainda disse que os homens têm qualidades importantes na hora de cozinhar. “Eles são bastante criativos, trabalham com fibra e suportam as longas jornadas de trabalho.”

Quem está adorando a novidade são as mulheres, que adoram homens que cozinham. Juliana Galvão, estudante de 23 anos, afirmou que gosta de homens prendados. “Meu namorado faz jantares deliciosos.”

Nenhum comentário: