quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ginástica Laboral: Trabalhando sua saúde


Juliana Cabral


Os impactos negativos causados pelo trabalho podem ocorrer fisicamente, psicologicamente ou socialmente. Como prevenção, adota-se a Ginástica Laboral, uma atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. As vantagens são inúmeras: não sobrecarrega e nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração, alivia o estresse, melhora o desempenho profissional, diminui o sedentarismo, trabalha a reeducação postural e ainda promove a integração social.
Segundo o professor de Educação Física Gabriel Reis, 33 anos, a Ginástica Laboral tem como objetivo evitar que as pessoas tenham problemas de saúde em virtude de movimentos repetitivos e de motricidade fina, que são geradores de lordoses, tendinites e outras doenças.
Dependendo da necessidade do setor, a ginástica precisará ser preparatória, indicada para os setores onde existe emprego de força ou esforço físico intenso, compensatória, Indicada para os setores onde há repetitividade ou necessidade de atenção centrada por período prolongado ou relaxante, indicada para todos os setores, principalmente aqueles que dependem de descanso após o trabalho (turnos da noite e madrugada), setores administrativos e atendimento ao público. A ginástica laboral compreende exercícios específicos aplicados e realizados no próprio local de trabalho, durante o expediente, atuando de forma preventiva. As aulas têm duração média de 7 a 15 minutos, sem causar fadiga ou sudorese, e devem ser ministradas por um profissional de Educação Física preparado e supervisionado.

Nenhum comentário: