quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Integração entre trabalho e lazer


Martha Ferreira

Trabalhar um dia inteiro com apenas a hora do almoço como momento de relax está se tornando um cenário do passado em diversas empresas. O empregador de hoje está considerando que funcionário bem disposto é um funcionário que trabalha mais e melhor, pensando nisso são desenvolvidas várias atividades afim de entreter e estimulá-los. Tudo é feito de forma que as atividades profissionais não sejam atrapalhadas pelos momentos de lazer.

A Relações Públicas da estatal Eletronuclear, Isabel Pereira é responsável por desenvolver essas técnicas, “Temos uma coral, festas temáticas, palestras com diversos temas desde alimentação ideal até como agir com segurança no trabalho, passeios, coffee- breaks, e outras coisas, tudo é feito no horário do trabalho”, Isabel recebe ajuda de um psicólogo e do chefe de recursos humanos para coordenar as tarefas com o expediente, pois a atividade precisa ser atraente e não pode atrapalhar as tarefas do funcionário.

O psicólogo da empresa, Marcos Vasconcelos lembra que o Brasil está seguindo uma tendência mundial, “A Microsoft, a Google e outras empresa já fazem isso há tempos, e os resultados são satisfatórios, pois o funcionário é estimulado a se sentir bem, e quem se sente bem administra melhor os problemas, encontra mais rapidamente as soluções,(...) a empresa e o trabalhador estão em um processo constante de troca e onde ambos são beneficiados”.

Vale ressaltar que as empresas que viabilizam essas técnicas ainda não são a maioria, então para muitos ainda é necessário buscar outros meios para reduzir o estress e os problemas corriqueiros, a dica é tentar ter uma boa relação com os outros, promover encontros após o expediente, e deixar os problemas do trabalho dentro do escritório, em casa não se resolve os problemas do trabalho e vice-versa.

Nenhum comentário: