segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ficar muito tempo no computador pode matar



Priscilla Nascimento


Quem não gosta de ficar horas e horas na frente do computador? Quase todo mundo né? Mas é bom tomar cuidado com essas horas excessivas gastas em frente a máquina. Semana passada um chinês de 30 anos morreu depois de três dias seguidos navegando na internet. As pessoas não têm muita idéia dos riscos para a saúde que envolvem umas simples horas em salas de bate-papo.

Fábio Lima trabalha o dia inteiro na frente do computador, ele já tem problema de vista mas sentiu que piorou quando começou a trabalhar. “ A gente fica muito tempo na frente do computador, a vista começa a cansar, sinto muita dor de cabeça, e já tive que mudar o grau do meu óculos sem contar a dor nas costas por que a posição que você fica não é muito confortável ” mas mesmo passando no mínimo 8 horas seguidas no trabalho, Fábio não deixa de acessar a internet em casa, e gasta mais umas 4 horas navegando. “ É difícil sair da internet, ela vicia e você não consegue resistir”.

Já Larissa Fernandes acha que internet é uma verdadeira perda de tempo, “ só uso o computador para as coisas importantes, não tenho como fugir do computador no trabalho, mas quando estou em casa, a minha máquina fica desligada a maior parte do tempo, só uso se tiver alguma coisa importante para fazer”.

O psicanalista André Stunn entende que cada vez mais as pessoas dediquem seu tempo ao computador, mas elas não entendem os verdadeiros prejuízos que esse vício pode causar, “ não é somente a questão da saúde física, as dores nas costas e problema de vista todos sabem que fazem parte, mas as pessoas estão esquecendo um pouco de quem elas realmente são para viverem uma vida falsa na internet. As pessoas estão cada vez mais desacreditadas delas mesmas, por que sabem que no second life, por exemplo, elas são lindas, famosas e ricas, tudo o que elas gostariam de realmente ser.”


Para ler mais sobre o assunto acesse:


www.g1.com.br


Nenhum comentário: