domingo, 7 de outubro de 2007

Intensificados os preparativos para a 12ª Parada do Orgulho GLBT-Rio 2007



Raphael Freitas

A uma semana de iniciar as festividades da 12ª Parada do Orgulho GLBT-Rio 2007, os organizadores do evento se mostram apreensivos pelas metas que podem alcançar em mais uma mobilização marcada pela diversidade, e intensificam os preparativos para o evento.

Este ano, o principal objetivo da Parada é conseguir a aprovação do projeto de lei que dita como crime a homofobia (PL 122/2006), em votação no Senado. A campanha visa à conscientização e à sensibilização da comunidade gay, e da sociedade brasileira, para problemas que são aparentes na coletividade contemporânea: a intolerância e o preconceito.

Além da tradicional passeata, uma programação com seminários, mostras de filmes e festas vão movimentar a cidade durante a semana que antecede o grande evento. Depois de algumas mudanças nas datas iniciais ficou decidido que o dia ideal para ser realizado o festejo seria domingo, dia 14. A concentração acontece mais uma vez na orla de Copacabana, especificamente no Posto Seis, e começa a partir das 13h.

"A Parada do Rio já é bastante divulgada pelo país e o exterior, mas entendemos que seria estratégico – do ponto de vista turístico – e mais atraente para quem participa da Parada, realizá-la perto do feriado de 12 de outubro. Com isso, garantimos uma festa da cidadania mais charmosa, com segurança e com mais participação. Este adiamento também nos deu mais tempo para anunciar nosso evento aos quatro cantos do mundo" esclarece Cláudio Nascimento, Coordenador de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Grupo Arco-Íris e Coordenador Geral da Parada.

Desde 1995, a Parada Gay do Rio é uma das principais festividades em defesa dos homossexuais do mundo. Ano passado, o público presente na ocorrência foi de 800 mil pessoas. Em 2007, espera se mais de um milhão.


Nenhum comentário: