quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Depressão na gravidez: como lidar com ela

Thais Thimoteo
Um dos momentos mais felizes na vida de uma mulher é quando ela descobre que vai ser mãe. Mas e quando ela percebe que não está tão feliz quanto esperava? Porque fica tão difícil levantar da cama de manhã, comer, dormir e ver graça nas atividades que antes davam prazer? Se esses sintomas lhe são familiares, você pode estar com depressão.

O assunto não é muito discutido mais cerca de 10% a 20% das mulheres grávidas sofrem de depressão na gravidez. Por estar com os hormônios ficam a flor da pele, é normal a mulher se sentir muito mais sensível quando está grávida Mas quando o quadro se agrava, isso pode levar a um caso de depressão.

“Os sintomas são principalmente tristeza, fadiga, sentimento de culpa, distúrbios do sono e apetite e pensamentos de morte e suicídios” alerta a psicóloga Roberta Oliveira.
Fora os riscos causados pelos sintomas na mãe, a depressão pode alterar o desenvolvimento do bebê. Eles têm mais chances de nascerem prematuros e com baixo peso. Além disso, os bebês possuem mais chances de desenvolverem problemas de sono por volta dos 18 meses.

Em alguns casos o uso de medicamentos para suavizar a depressão é indicado. Caso você esteja passando por este problema, a dica é procurar ajuda médica, além de conversar com amigos, dividir tarefas, descansar e reduzir a carga de trabalho para dar uma amenizada no estresse.

Nenhum comentário: