quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Liberdade e responsabilidade


Martha Ferreira


Entrar para a faculdade implica em muitas mudanças na vida de um jovem, alguns deles deixam as cidades onde nasceram e viveram em busca do estudo em grandes centros. Alguns desses novos universitários passam a morar sozinhos ou dividir apartamentos com outros jovens também na mesma situação, para alguns uma rotina fácil de se administrar e para outros algo enlouquecedor, é o que revela Anderson Alves, e Renata Albuquerque estudantes de jornalismo.

Anderson mora no Rio de Janeiro há dois anos e aluga um quarto na casa de uma família, para ele a experiência de morar longe dos pais no começo foi difícil, mas depois aprendeu a se virar, “No começo eu chorava de medo e saudade, eles também, hoje eu me viro muito bem, alugo um quarto na casa de uma família, e sou eu quem faz tudo, desde cozinhar até lavar minhas roupas, só é dureza quando fico doente, mas do resto já tiro de letra”. O mineiro conta que antes de vir para o Rio morou por dois anos em uma cidade vizinha à sua cidade Natal e que isso foi o preparatório para quando a decisão de morar em uma grande cidade aconteceu.

Já para a Renata Albuquerque, a convivência cm cinco amigas de infância a deixou muito irritada e decidiu voltar para a casa dos pais, ela afirma que desde a infância todas dividiam a vontade de morar juntas na faculdade, mas quando chegou a hora as coisas foram muitos difíceis, “Um dia sai do meu quarto de calcinha e sutiã e dei de cara com o namorado da minha amiga, o mandamento de ‘homens da porta pra fora’ era sempre violado’, imagina minha cara?”. De acordo com a estudante houve muitos momentos bons, como papos de madrugada, praia aos fins de semana, mas conviver foi uma parte muito complicada, pois cada uma queria uma coisa de uma forma.

Conviver com outras pessoas exige muito diálogo e paciência, pois todos tem suas manias, defeitos e qualidades, a melhor forma de se chegar a um denominador comum é conversar e estabelecer regras, que podem até serem quebradas em casos extremos, mas devem ser sempre seguidas para que haja harmonia. Já para que mora sozinho a dica é se organizar, para dar conta de realizar todas as tarefas que uma casa requisita.

Nenhum comentário: