quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ecologicamente correto


Martha Ferreira



Atitude consciente é a palavra de ordem do momento. Em meio ao turbilhão de informações sobre catástrofes climatológicas o cidadão, as empresas, as organizações estão se cercando de atitudes que possam amenizar os efeitos do aquecimento global e do desequilíbrio ecológico que está havendo no meio. É pensando nisso que a cooperativa Disque Óleo desenvolve há dois anos o projeto de reciclagem do óleo de cozinha, na Baixada Fluminense.

O óleo de cozinha quando descartado na pia polui de forma direta e agressiva a água, para se ter idéia para cada 1 litro de óleo cerca de 1 milhão de litros de água são inutilizados, podendo obstruir também o diâmetro das tubulações acarretando em futuros vazamentos. Quando descartado no lixo comum, doméstico ou comercial, ele pode ocasionar a poluição de terrenos, de lençóis freáticos e até mesmo a impermeabilização do solo e dos leitos dos rios, o que em áreas de risco ocasiona as enchentes.

O Disque Óleo é uma cooperativa que opera com cerca de 30 catadores que vão até os locais cadastrados, residências ou comércio, mais de 1.500, e recolhe de forma gratuita o rejeito. Por mês são reciclados 80 mil litros de óleo de cozinha que são vendidos posteriormente para saboeiras, fábricas de ração animal, de detergentes, e biodiesel. A dica é guardar o óleo usado em garrafas plásticas e solicitar o recolhimento de um dos agentes.

Através do site pode se ter uma idéia do processo completo de reciclagem, de como funciona a cooperativa e até mesmo do projeto social que eles desenvolvem com crianças da comunidade, uma escolinha de futebol totalmente patrocinada e incentivada pela atitude ecologicamente correta. Acesse e confira : www.disqueoleo.com.br.


P.S.: Até o fechamento da matéria nenhum representante da cooperativa quis da entrevista.

Nenhum comentário: