quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Consumistas assumidos

Thais Thimoteo
Nos últimos tempos a velocidade com que a tecnologia tem se renovado é impressionante. Por conseqüência deste efeito, surgiu um novo tipo de consumidor, os viciados por novidades.

Eles aguardam ansiosamente um novo lançamento de celulares, ipod´s, notebooks e uma infinidade de outras tecnologias, que a cada semana surgem com recursos mais modernos e personalizados.

A publicitária Fernanda Guimarães é uma destas consumidoras que “respiram” tecnologia. “Eu compro um celular logo no lançamento, mas já pensando no próximo aparelho, que com certeza terá mais recursos. Ao total devo ter uns 4 celulares em uso, e mais uns 3 que ficaram “obsoletos” e parados lá em casa.” admite Fernanda.

Segundo Rui Barbosa, professor de Ciências de Consumo da Faculdade São José, os consumidores de tecnologia de ponta já representam cerca de 20% da população brasileira. Porém ele também adverte que muitos destes equipamentos vão parar no lixo, e podem causar danos ao meio ambiente. “É importante termos a responsabilidade sobre o lixo eletrônico, que produz material tóxico.”

Mais aí vai um alerta, o “viciado” por tecnologia pode sofrer de um distúrbio chamado tecnoestress, e costuma apresentar como sintomas, dores de cabeça, transtornos gastrintestinais, angústia, irritação, isolamento, entre outros. Portanto, fuga do excesso e consuma tecnologia moderadamente.

Nenhum comentário: