segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Jovens casais, jovens pais


Priscilla Nascimento


Antigamente, ficar grávida antes de se casar era motivo de vergonha para as meninas e suas famílias. Mas isso mudou, e o número de adolescentes e jovens que engravidam cresce assustadoramente em todos os lugares e classes sociais.

O alto número de jovens grávidas demonstra uma certa banalização do sexo e dos aspectos que o cercam. A alguns anos, a gravidez na juventude era associada a falta de informação, mas hoje os jovens sabem muito sobre o assunto e mesmo assim não se protegem.

Luiz Octávio tem 24 anos e acabou de se tornar pai pela primeira vez, apesar de estar muito feliz com a chegada de Lucas, ele assume que “ se pudesse esperaria um pouco mais, ter um filho é maravilhoso mas exige muita responsabilidade, afinal agora tem uma pessoinha que depende de mim. E além de tudo, mudou um pouco o meu relacionamento com a minha namorada, a gente amadureceu uns 10 anos, e encaramos nosso relacionamento como um casamento mesmo”.

Infelizmente não são todos que pensam dessa forma, a gerente de loja C.G. ficou grávida aos 20 anos, hoje seu filho tem 17, mas ela lembra que na época em que engravidou “era muito imatura, e a gravidez não foi planejada. Eu estava em uma fase de sair e curtir com as amigas, já cheguei ao cúmulo de sair para uma boate, levar o meu filho ainda bebê, deixá-lo no banco de trás do carro e pedir para o segurança do lugar para ficar de olho nele a noite toda enquanto eu me divertia”.

Fatos como esse são constantes, pois na maioria das vezes a gravidez na juventude é indesejada, precoce e não-planejada, e por isso as meninas não entendem a responsabilidade que envolver ter um filho. Muitos psicólogos acreditam que se os adolescentes tivessem mais informações em casa e na escola, o alto índice de aborto e gravidez precoce seriam reduzidos pela metade, uma vez que pesquisas mostram que cerca de 40 % das meninas engravidam pela segunda vez em menos de um ano após o nascimento do primeiro filho.


Fontes:





Nenhum comentário: