terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mimado,eu?

Thais Thimoteo

Quem nunca ouviu dizer que filho único é mimado demais? Pois é, em pleno século XXI está teoria já está caindo por terra. Crianças que não possuem irmãos, já não são mais chamadas de egoístas e presunçosas.

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, feita com 360 jovens entre 15 e 19 anos de Porto Alegre, mostrou que filhos únicos apresentavam melhor rendimento escolar do que os que tinham irmãos, e ingeriam menos bebidas alcoólicas. Com relação à vida social, tanto filhos únicos quanto crianças com irmãos tinham hábitos semelhantes.

Esta é uma boa notícia, tendo em vista que, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias brasileiras, estão tendo em média, menos de dois filhos.
Porém, para os pais que possuem apenas um filho, é bom ficar de olho no comportamento e na educação da criança. Quem alerta é a psicóloga Vanessa Portão do CMA-Consultório de Médicos Associados. “Por ser, como o próprio termo diz, 'único', ele é visto como especial o que pode dificultar a socialização com outras crianças e adultos” afirma.
Mãe de Davi, de 8 anos, Silvia Andrade, jornalista, sabe bem disso. “Às vezes, exagero e dou tudo o que ele quer”, afirma. Para não mimar demais o menino, ela aconselha que ele divida tudo o que tem, seja um doce ou um brinquedo, com os coleguinhas.

Nenhum comentário: